Conheça o caminhão sem cabine e que anda sem motorista

caminhão sem cabine

Conheça o caminhão sem cabine e que anda sem motorista

Conceito da Scania de um caminhão sem cabine não tem data para ser lançado. A primeira exibição para o público aconteceu na Suécia.

Algumas fabricantes já estão desenvolvendo veículos autônomos, que não tem necessidade de ser pilotadas, ou seja, um caminhão sem cabine. A empresa sueca Volvo apresentou, há alguns anos, um conceito de caminhão sem cabine. E na última semana, a fabricante apresentou o protótipo AXL.

Essa foi a primeira demonstração do protótipo, na sede da empresa, em Södertälje, que fica a 30 km da capital sueca, Estocolmo, durante o Innovation Day promovido pela Traton, dona da Scania.

A Scania não é a pioneira em mostrar um caminhão que dirige sozinho sem a cabine, mas seu veículo parece estar mais pronto para entrar em operação do que o da concorrente.

Dessa forma, não há uma resposta definitiva para quando o AXL poderá estrear. A Scania não deu detalhes sobre a motorização do AXL, apenas disse que ele rodará com biocombustível.

Na demonstração na Suécia, o AXL andou por um pequeno trecho em uma pista de asfalto molhado. Os técnicos da Scania ainda posicionaram um automóvel na frente do caminhão, que fez o desvio, passando a cerca de 1 metro do carro.

A comunicação do veículo com o público é feita por meio de uma fina faixa de LEDs que percorre todo o caminhão. Quando está na cor azul, indica que o AXL está se movendo para frente. Quando a luz passa para vermelho, significa que o modelo começará uma manobra em marcha ré.

Hoje em dia, os caminhões autônomos já rodam em testes ao redor do mundo. Mas sempre com uma cabine convencional, e um motorista de prontidão, caso algo aconteça diferente do esperado.

As diferenças do AXL para um caminhão “convencional” vão muito além das janelas. Apesar de usar a mesma base de um modelo tradicional, ele tem um módulo de controle no lugar da cabine.

As informações são coletadas por meio de 7 câmeras, lidares (que utilizam ondas laser) e radares, espalhados pelo veículo.

O sistema de condução autônoma foi desenvolvido a partir do software já usado nos caminhões da marca que dirigem sozinhos em testes.

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn!