Para que não ocorram gastos desnecessários, é necessário que haja um controle de frotas de veículos eficiente dentro das empresas. Confira aqui 7 dicas para que o seu controle de frotas seja bem funcional! 

1- Conheça os veículos e seus gastos combustível e manutenção 

Para que se obtenha um controle de frotas eficiente é preciso, em primeiro lugar, manter uma organização das informações dos veículos, como modelo do ano, potência do motor, quilometragem rodada e custos com manutenções e consumos. 

Assim, você se mantém no controle dos automóveis que fazem parte da frota, tem informações relevantes para detectar oportunidades, e obter maneiras diversas para gerar economia e eficiência. 

 

2- Elabore a previsão de despesas 

Mantendo em dia as informações de cada veículo ajuda também a criar a previsão de gastos eventuais e a provisão de gastos mais comuns, como combustível. Ao entender quanto cada veículo gasta, estima-se os gastos mais prováveis e provisiona os gastos constantes. 

Um dos gastos a seres provisionados são relacionados a manutenção preventiva. Além da informação dos custos de prevenção ajudarem na organização de custos, fazer a manutenção no veículo ajuda a economizar. 

 

3- Mantenha a manutenção preventiva em dia  

Para que a data de revisão não seja esquecida ou ignorada, mantenha o controle da quilometragem do veículo. Adiando as manutenções preventivas, gera-se gastos maiores e muitas vezes desnecessários. 

Cada peça de automóvel tem vida útil, por isso, ao trocar e reparar as peças no tempo certo, garante-se a segurança do carro e a economia para a empresa ou o por prieteario do veículo. 

 

4- Monitore e gerencie rotas 

São diversos os motivos pelos quais é fundamental o conhecimento dos caminhos de cada automóvel: 

Entendendo a rota que cada veículo percorre, torna-se possível a avaliação da eficiência do serviço a ser prestado. Ao escolher uma rota que inclua mais clientes, os consumidores estarão menos tempo pelo atendimento e os veículos incluirão mais serviços por quilometro rodado. 

Caso houver alguma emergência ou algum atendimento inesperado, é possível resolve-los por conta do acesso à rota em tempo real, incluindo um cliente no trajeto. 

Há também as questões de segurança, entender a rota ajuda os motoristas a evitarem caminhos perigosos e arriscados, além de que, sabendo exatamente onde o carro está, possibilita o atendimento imediato em caso de acidentes. 

 

5- Avalie o desempenho dos condutores 

A avaliação da performance da equipe que vai conduzir os veículos é uma das partes mais importantes quando o assunto é gestão e controle de frotas, desenvolvendo políticas internas, programas de recompensa e treinamento. 

 

6- Estabeleça metas 

Depois de obter todas as informações sobre a frota, é a hora de definir metas para que seu controle de frotas fique mais eficiente e focado. 

Ao utilizar dados como gastos de combustível, rotas escolhidas, por exemplo, você pode definir metas financeiras e de desempenho. 

Também existe a possibilidade de definir metas em relação as práticas de direção defensiva, de sustentabilidade, entre outras coisas. Estabelecer metas para a empresa, para o trânsito, ou para a comunidade é uma prática essencial para que sua gestão siga organizada e funcional. 

 

7- Utilize o sistema de gestão 

Essa quantidade de informações exige um monitoramento manual, como planilhas; mas o mais eficiente é a contratação de sistemas de gestão de frotas profissional. 

 

Pronto! Agora você já tem pelo menos uma ideia de como funciona e como deve começar o controle de frotas da sua empresa! 

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *